Corte de unhas dos pets

Corte de unhas dos pets


Assim como em nós, as unhas dos cães também crescem e requerem alguns cuidados. Se não forem cortadas, elas atrapalham o dia a dia desses animais de quatro patas. Embora cortar as unhas dos cães não seja novidade, nem todos os tutores sabem qual a frequência e a partir de que idade isso pode ser feito.

Conforme a veterinária Cristiane Uhlmann, quando se revolve cortar as unhas dos cães é necessário cuidar o limite, para evitar sangramentos. Cachorros que possuem a unha clara, é possível ver até onde se pode cortar. 'O que tem que cuidar ainda mais são os cachorros que têm unha preta. Quem não tem experiência corta um pouquinho a mais e sangra', comenta. De acordo com a profissional, em caso de sangramento da unha, pode-se usar alguns medicamentos para impedir que sangre ainda mais. No entanto, conta que a maioria das pessoas não costuma cortar as unhas dos cães em casa, mas sim, os leva para um veterinário, por se tratar de um profissional que sabe quais os melhores procedimentos a serem tomados.

Uma vez por mês
Cristiane ressalta que é indicado que o tutor corte as unhas do animal uma vez por mês e a partir de qualquer idade. Contudo, essa frequência também depende do cão. 'Existem cães que não caminham e são mais velhinhos, então a unha cresce mais rápido', comenta. Além disso, ela acrescenta que, em alguns casos, há cachorros que apenas caminham sobre gramas ou piso, o que também contribui para que a unha cresça mais rápido, já que ela não gasta. 'Cachorros que andam em britas e lajes fazem as unhas gastarem mais', conta. Há situações em que os bichinhos nem precisam cortar unhas, pois caminham em locais onde elas gastam com facilidade, segundo a veterinária.

TAREFA DIFÍCIL
Cortar as unhas de um cachorro não é tarefa fácil e requer, além dos cuidados, paciência. Além disso, não se deve esquecer de que existe um cortador de unha especial para cachorros. Devido ao formato das unhas dos cães, cortadores utilizados pelas pessoas não servem para estes fins.

A veterinária indica que o corte das unhas seja feito por duas pessoas, pois os animais costumam não parar quietos. 'Uma das pessoas segura o cão e a outra corta as unhas', explica. Caso o cão seja muito brabo, Cristiane recomenda que seja colocado no animal uma focinheira.

De acordo com a profissional, se as unhas dos cães não forem cortadas, elas dificultam a locomoção. Além disso, em alguns casos, devido ao tamanho que atingem, chegam a fazer uma curva e perfuram as patinhas dos animais. Cristiane ainda comenta que, conforme a alimentação, as unhas podem ficar quebradiças. Quando isso ocorre, significa que há falta de cálcio e que o animal não faz uma alimentação balanceada.

Cortar as unhas também evita que elas fiquem presas em pisos, tapetes e carpetes, o que pode gerar encravamento, sangramento e até a remoção da unha presa, o que gera dor no animal. Quando a unha cresce muito e começa a envergar, além de doer, prejudica a postura do cão, que passa a andar com dor e de maneira a tentar evitar que as unhas encostem no chão.

Hoje muita gente prefere que o corte das unhas dos pets seja feita por profissionais especializados. No Manjerikão, o corte de unhas já está incluso no banho dos pets: é só pedir com antecedência! contato@manjerikao.com.br

Manjerikão Banho & Tosa

Rua Sepetiba, 217 - Vila Romana - São Paulo - SP - Cep 05052-000 * Telefone: (11) 2306-2875 * Celular: (11) 9.5556-1169 (WhatsApp / Vivo) * E-mail: contato@manjerikao.com.br * Serviço de Leva e Traz * Horário de funcionamento: De Segunda à Sábado das 09 às 18 Horas * Consulte horários alternativos