14 regras para seguir na hora de dar comida para o seu cão



14 regras para seguir na hora de dar comida para o seu cão

A maioria dos cães ama comer, isso a gente sabe. Isso é ótimo e podemos usar a nosso favor. Como, por exemplo, usar petiscos saudáveis para treiná-los (como a cenoura). Às vezes o cachorro não quer comer porque está se sentindo mal ou porque enjoou da ração, mas de maneira geral, os cães adoram comida. Os donos normalmente colocam a ração ou a comida da alimentação natural no pote, colocam o pote no chão e somente isso.

Mas, o dono consciente deve seguir algumas regrinhas básicas na hora de dar comida para o cachorro, para que o momento da refeição seja prazeroso, sem estresse, seguro e apropriado. Além disso, é um ótimo momento pra reforçar sua liderança.

As técnicas a seguir são válidas para qualquer tipo de alimentação, seja ração seca, enlatada ou alimentação natural.

Como alimentar seu cachorro corretamente

1. Verifique a quantidade
É comum os cães comerem tudo que é colocado na frente deles. Isso é bem típico de algumas raças como Bulldog Inglês, Labrador, Beagle, entre outros. É incomum ver cães obesos hoje em dia, justamente porque as pessoas colocam comida à vontade no pote do cachorro, inclusive sempre vão colocando mais. Sempre leia na embalagem da ração a quantidade diária correta de acordo com a idade e o peso do cachorro, e escolha sempre uma ração adequada à idade do cão (filhote, adulto ou idoso). Verifique a quantidade total diária e divida essa quantidade pelo número de vezes que você irá alimentar o cão. Por exemplo, se for 2 vezes por dia, divida essa quantidade em 2. Não fique com pena. Dê a quantidade que está escrita na embalagem e seu cachorro será saudável.

2. Não permita possessividade
Já falamos aqui no site sobre cães possessivos. São aqueles cães que rosnam para quem se aproximar da sua comida ou de algum brinquedo que ele esteja na boca. Esses cães estão sempre em estado de alerta quando estão comendo e acabam ficando estressados, pois o momento da refeição passa a não ser em paz. Seu cachorro precisa estar tranquilo para comer e não é recomendado ficar mexendo nele ou na ração o tempo todo, mas é bom acostumá-lo desde filhote a ter a comida manuseada por você e pelos outros membros da casa. Por exemplo, enquanto ele come, coloque a mão no pote, na comida, faça carinho nele. Isso vai prevenir a possessividade.

3. Permita que seu cachorro coma em paz
Não dê comida para o seu cão em um horário ou local muito barulhento, com muito trânsito de pessoas e muita bagunça em volta. Seu cachorro não vai conseguir relaxar dessa forma, pode até comer rápido demais e não digerir bem a refeição. Faça com que as crianças e possíveis visitas da sua casa respeitem o espaço do cachorro enquanto ele estiver comendo.

4. Alimente vários cães separadamente
Se você tem mais de um cachorro, normalmente você vai alimentá-los ao mesmo tempo. Mas, assegure-se que os cães recebam a comida separadamente, para que eles aproveitem a comida sem se preocuparem com o que o outro cão está fazendo. Isso pode fazer com que ele coma rápido demais para que o outro cão não pegue sua comida. Essa técnica também é aconselhável para cães que tem costume de tirar a comida do pote pra comer longe.

5. Não exercite seu cachorro logo depois de comer
Seu cachorro pode precisar fazer xixi e cocô logo depois de comer, mas espere pelo menos de 30 minutos a 1 hora depois dele acabar de comer para poder brincar com ele. Assim como as pessoas, os cães precisam de tempo pra digerir a comida apropriadamente depois de comer e passear, correr ou brincar com o cachorro logo depois da comida pode interferir na digestão, fazendo o cachorro vomitar, ter gazes ou ter uma congestão.

6. Não dê a sua própria comida ao cachorro
Os cães precisam de nutrientes diferentes dos seres humanos. Algo que pode parecer saudável e completo pra você, pode não ser pra ele. Ele precisa de nutrientes específicos que podem ser encontrados em rações de qualidade ou em uma alimentação natural acompanhada por um nutricionista veterinário. Além disso, existem vários alimentos que são tóxicos pros cachorros que podem inclusive matá-los. Não dê seus restos de comida ao seu cão.
Além da questão da saúde, oferecer a sua comida enquanto você está comendo pode acarretar em um problema de comportamento no seu cachorro. Sabe aquele cachorro que fica no pé da mesa incomodando todos que estão comendo, pedindo comida? É porque alguma vez ele já recebeu. Não crie esse hábito no seu cão.

7. Escolha o potinho adequado
Invista em um potinho de qualidade e que tenham o tamanho e a profundidade adequados ao tipo físico do seu cão. Cachorros de focinho achatado devem comer e beber em potes mais rasos, enquanto cães de focinho comprido devem comer e beber em potes estreitos e fundos. O melhor material para o pote do cachorro é o inox e a cerâmica. Potes de plástico e alumínio são mais baratos, mas eles ficam arranhados com o tempo e acumulam bactérias, além de soltarem partículas que podem ser prejudiciais aos cães.

8. Não exagere em vitaminas e suplementos
Muitos donos de cachorros querem incrementar a ração com vitaminas e suplementos para melhorar a saúde, mas cuidado. Isso pode gerar vários efeitos colaterais e o cão pode até ficar doente. Fale sempre primeiro com o veterinário, que irá fazer exames de sangue e avaliar se um suplemento ou vitamina são indicados e a quantidade correta.

9. Troque a comida gradativamente
Se o seu cachorro não se adaptar a uma determinada ração ou se ele enjoou da ração atual, pode ser que você queira dar uma nova ração pra ele. Os cães são sensíveis à troca de alimento e isso precisa ser feito gradativamente para que não haja uma diarreia e em consequência disso, uma desidratação.

10. Não dê comida apenas uma vez ao dia
Alimentar seu cão apenas uma vez ao dia não é considerado o melhor jeito e pode fazer com que o cão coma rápido demais por estar faminto, afinal, tem 24 horas que ele não come. Comer rápido demais pode gerar gazes, vômitos e congestão. Depois de adulto, alimente-o 2 vezes ao dia, basta ver a quantidade correta na embalagem da ração e dividir em 2. Isso pode variar conforme a idade do cão. Veja aqui quantas vezes por dia você deve dar ração.

11. Passe seu cheiro para a ração
Na matilha, os cães sempre comem depois do líder e essa comida tem o cheiro do líder. Então, antes de dar a ração ao seu cachorro, passe a mão por toda a ração, deixando seu cheiro presente nela. Só depois ofereça a ração ao cachorro.

12. Faça contato visual antes de dar a ração
O cão precisa ter consciência de que quem está oferecendo a comida é o líder. Antes de colocar a ração no chão, olhe pro seu cão e faça-o manter contato visual com você por 5 segundos. Comece com 1 segundo e vá aumentando esse tempo.

13. Exercite um comando
É interessante que o cão faça por merecer a comida que você está dando, para que ele sempre respeite você como líder. Peça pra ele sentar, deitar, dar a pata ou qualquer outro comando que ele saiba. A comida será a recompensa.

14. Não dê a comida se o cão estiver ansioso ou agitado demais
Essa ansiedade e agitação pode fazer com que ele coma rápido demais. Além disso, oferecer a comida enquanto o cão está muito agitado irá reforçar pra ele que se ele se agitar, ele ganha alguma coisa, fazendo com que ele seja cada vez mais um cão ansioso e agitado. Quando você começar a colocar a comida no pote e ele estiver muito ansioso, espere. Olhe pra ele, espere ele sentar e se acalmar. Faça o contato visual, peça um comando e dê a ração.

Seguindo essas regrinhas você vai ter um cão mais saudável, mais equilibrado e claro, mais feliz!

Manjerikão Banho & Tosa

Rua Sepetiba, 217 - Vila Romana - São Paulo - SP - Cep 05052-000 * Telefone: (11) 2306-2875 * Celular: (11) 9.5556-1169 (WhatsApp / Vivo) * E-mail: contato@manjerikao.com.br * Serviço de Leva e Traz * Horário de funcionamento: De Segunda à Sábado das 09 às 18 Horas * Consulte horários alternativos