Como evitar que o cachorro fuja


Resultado de imagem para cão perdido desenho
Antes de mais nada, um cachorro não foge de casa porque não ama seus donos. Normalmente um cachorro foge por questões naturais. Cães não guardam rancor, mágoa nem ficam chateados com você.
Vamos ensinar você a prevenir que seu cachorro fuja pra rua, mas antes é preciso identificar o motivo dele fazer isso.

Por quê um cachorro foge?
A cadela está no cio, ou o macho sente o cheiro de uma cadela no cio pela vizinhança.
O instinto de caça é muito forte ou seu cachorro é muito curioso e quer reconhecer o território, principalmente se for um cão jovem;
Por medo de trovão, fogos, ou mesmo ansiedade de separação (medo de ficar sozinho);
A família se mudou para um novo endereço e o cão foi recém introduzido a um novo território;
O cão sai à procura de seus donos que viajaram e estão fora de casa por vários dias consecutivos;
O cão está em uma hospedagem ou local que não reconhece como seu território ou a casa de sua família humana;
Cães velhinhos ou doentes tendem a ficar desorientados com maior freqüência e podem se perder mesmo em trajetos e lugares que eles sempre freqüentaram;
Mesmo sem que os donos saibam o cão pode estar sofrendo maus-tratos por alguém que freqüenta a casa;
O cachorro pode estar sem alimento durante muitos dias e sai em busca de comida.

Como fazer pro cachorro não fugir de casa
Se a sua casa é do tipo que tem “entra e sai” de gente o tempo todo e o portão dá direto para a rua, considere colocar um segundo portãozinho. Pode até ser um portão removível como o Tubline (aqueles portões brancos pra cães e crianças). A idéia é que as pessoas tenham que abrir um portão e fechá-lo atrás de si, antes de abrir o outro. Assim fica mais fácil de controlar os cães que gostam de forçar sua passagem por meio das nossas pernas.
Nos dias de jogos de futebol, festas de fim de ano, ou comemorações com fogos, coloque seu cachorro para dentro de casa. Deixe-o ficar em um lugar quietinho, com água disponível e uma caminha. Tome cuidado com janelas e portas de vidro, pois alguns cães ficam tão desesperados que tentam atravessar estas portas. Alguns cães se sentem melhores em lugares bem pequenos (um quartinho, ou debaixo de algum móvel). Outros vão se comportar melhor se tiverem liberdade para correr e latir. Observe seu cão e escolha o melhor lugar para ele ficar.
Se o seu cachorro fica em canil considere telar toda a parte de cima, mesmo que tenha telhas. Tem muito cachorro que escala as telas do canil e foge empurrando as telhas.
Considere com carinho a possibilidade de castrar seu cão se você não pretende ser um criador. A castração traz, em média, mais 3 anos de vida saudável para ele ou ela. O cio é um dos grandes causadores de fugas, seja por parte da fêmea que precisa encontrar um parceiro, ou por parte do macho que sai para a “farra” e se perde no mundo. Lembre-se que o ciclo reprodutivo dos cães não está relacionado com a afetividade, como acontece com os humanos, mas é apenas uma manifestação hormonal. Seu cão vai viver muito mais e muito mais feliz se ele for castrado. É verdade! Pergunte a qualquer pessoa que tem um cachorrinho castrado e você vai ver como todos ficam muito mais felizes e nunca tem arrependimento envolvido.
Não deixe seu cão sair para passear sozinho. Deixar a porta aberta para ele ir dar a sua voltinha sem a companhia de um humano pode parecer conveniente e prático, mas coloca seu cão a mercê de inúmeros riscos. Ele pode se perder, ser roubado, ser atropelado, ser atacado por outro cão. Uma voltinha com você vai fazer muito bem para os dois.
Se você se mudou recentemente apresente seu cachorro para o porteiro do prédio ou condomínio e peça para ele segurar seu cão, caso o peludo apareça por lá sozinho. Você pode até deixar uma pequena guia e um potinho de biscoito de cães para ficar mais fácil para o porteiro pegar o bicho.
Você pode até treinar o seu cão pra permanecer dentro de casa quando o portão é aberto pro carro sair, porém não esqueça que seu cachorro é um animal. Se passar uma fêmea no cio, um gato ou alguma distração qualquer, ele pode facilmente sair da casa e se perder ou ser atropelado.

O que fazer se o cachorro fugir
Não perca tempo. Assim que você se der conta que seu cão não está por perto saia imediatamente para procurá-lo. Quanto mais cedo você for atrás dele, maiores serão as chances de encontrá-lo. Quase 39% dos cães são encontrados nas primeiras 24 horas.
Não restrinja a sua área de busca a poucas quadras em torno da sua casa. Cerca de 33% dos cães são encontrados entre 2 e 4 km de distância de sua casa.
Enquanto você vai procurando avise a todos os pet shops, clinicas veterinárias, casa de ração e pessoas conhecidas que você for encontrando pelo caminho.
Poste uma foto do cachorro no seu Facebook e peça pros seus amigos compartilharem.
Peça ajuda para alguém da família para já ir imprimindo alguns folhetos ou cartazes com a foto do seu pequeno, nome e telefone de contato. Cole estes folhetos em pontos de ônibus, pontos de taxis ou vans, padarias, farmácias, bancas de jornal e em postes (principalmente perto de clínicas veterinárias e escolas). Não coloque todos os detalhes que possam identificar seu cachorro, como por exemplos marcas e cicatrizes, para você poder eliminar possíveis enganos ou má fé das pessoas. Considere colocar um aviso de recompensa pela devolução. Cerca de 69% dos cães são encontrados com a ajuda de outras pessoas.
Vá nos abrigos de cães próximos e também no Centro de Controle de Zoonose (CCZ) da sua cidade. Deixe seus dados e de um amigo ou parente para contato.

Não esqueça: é super importante que seu cachorro tenha uma plaquinha de identificação.

Manjerikão Banho & Tosa

Rua Sepetiba, 217 - Vila Romana - São Paulo - SP - Cep 05052-000 * Telefone: (11) 2306-2875 * Celular: (11) 9.5556-1169 (WhatsApp / Vivo) * E-mail: contato@manjerikao.com.br * Serviço de Leva e Traz * Horário de funcionamento: De Segunda à Sábado das 09 às 18 Horas * Consulte horários alternativos